Tudo o que você precisa saber sobre Caiaque

O uso do caiaque enquanto esporte, pode ser um grande atrativo para quem gosta de coisas radicais. O caiaque é uma embarcação pequena, que é muito usada em esportes, transportes e até mesmo para lazer.

Criada na Groelândia, o barco começou a ganhar fama por volta dos anos de 1970, quando alguns canais de televisão começaram a exibir programas com esportes radicais. A palavra caiaque, na verdade, significa “barco de caçador”.

Os modelos de caiaques para você e sua família

Esse tipo de embarcação, permite que o remador decida qual será o caminho a ser seguido, sendo necessário apenas que a pessoa tenha capacidade física para isso.

Existem vários modelos de caiaque para cada uma das modalidades, disponíveis para compra e locação, dentre eles:

  • Caiaque de velocidade;
  • Caiaque de slalom;
  • Caiaque polo;
  • Caiaque de descenso;
  • Caiaque de maratona;
  • Caiaque para oceanos;
  • Caiaque surf;
  • Caiaque para pesca;
  • Caiaque lazer.

Caiaque de velocidade

O caiaque de velocidade, também conhecidos por K1, é mais usado em competições e corridas de 200, 500 e 1000 metros, sendo sempre em águas tranquilas.

É um barco mais fino, tendo aproximadamente 5 metros de comprimento e algumas formas mais hidrodinâmicas. É importante que ele seja manuseado apenas por profissionais, por ser bastante instável.

Caiaque de slalom

O caiaque de slalom é utilizado em uma modalidade de competição, onde existem descidas por um rio bastante turbulento, tendo que desviar e manobrar por entre balizas.

Sendo assim, este tipo de caiaque é mais próprio para manobras. Para representar essas balizas, podemos ter a bóia de arinque. Mas boia de arinque para que serve?

Ela é utilizada como meio de demarcação da área. Esse tipo de caiaque tem uma estrutura mais larga, oferecendo uma maior estabilidade.

Caiaque polo

O caiaque polo é um esporte o qual precisa de duas equipes para ser jogado. Cada time possui 5 jogadores (ou canoeiros).

E o objetivo final, é fazer gols no lado adversário, como uma espécie de futebol na água. É um esporte praticado em piscinas, normalmente com tamanhos 20 metros x 30 metros.

Caiaque de descenso

O caiaque de descenso é uma modalidade que busca maior velocidade, pois o atleta desce rios com correntes fortes em alta velocidade.

Para isso, os remadores, costumam encher com grande volume os barcos para aumentar o peso e tornar mais fácil o deslize da embarcação.

Estas pelas ondulações formadas pela água. Suas dimensões costumam ser de 4,5 metros de comprimento x 60 centímetros de largura.

Caiaque de maratona

O caiaque de maratona, como o próprio nome já nos indica, é uma embarcação específica para maratonas, de distâncias mais longas (normalmente algo próximo aos 10km).

Neste tipo de modalidade, é comum que os competidores precisem carregar seus caiaques por terra, por exemplo.

Caiaque para oceanos

Caiaque para oceanos é o tipo específico para ser utilizado nos mares. São embarcações bem mais estáveis, uma vez que são utilizadas para percursos mais longos (algo em torno dos 20km).

Caiaque de surf

O caiaque de surf, é um modelo usado para uma modalidade bem próxima ao surf em si. É um modelo bem versátil, permite muitas manobras, é fácil de manusear e é bem estável.

Na maioria desses esportes, temos a boia de arinque sendo bastante utilizada. Mas para que essa boia serve e como usar boia de arinque

Esse tipo de boia serve para sinalizar a localização de uma âncora ou no caso das competições, para demarcar as áreas náuticas ou restritas.

Caiaque para pesca

O caiaque para meios de lazer também é muito conhecido e pode ser muito interessante para quem busca diversão ou tranquilidade.

O caiaque para pesca tem um modelo mais próprio para a prática. Com um modelo com fundos planos (diferente dos usados para esporte, que possuem fundo arredondado).

Confere uma maior estabilidade para o barco. Esse tipo de embarcação possui um compartimento, para guardar os utensílios necessários para pesca.

Além disso, há um coletivo de acessórios, que podem acabar sendo úteis para a prática da pesca, como cadeira com encosto, âncora, leme, remo e a caixa bagageira.

O caiaque de pesca duplo ou caiaque duplo, nada mais é do que um modelo de caiaque que é diferenciado por ser capaz de ser manuseado não só de forma solo.

Ou seja, por uma única pessoa, mas também por apresentar a possibilidade de ser utilizado por duas pessoas (ou até mais).

Opção para o lazer

O caiaque para lazer é menos comum, por ser mais um tipo de embarcação esportivo. Mas é possível encontrar caiaques para passeios, que vão se assemelhar aos usados para pesca em termos de formato.

O passeio de caiaque é uma excelente forma de desfrutar da natureza, tanto sozinho, quanto em grupo. Também podemos encontrá-lo em forma de caiaque duplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *