Exercício físico e diversão: Aulas dinâmicas para cuidar do corpo

Para quem pretende entrar em forma, perder alguns quilos e ainda manter a saúde do corpo em dia, os exercícios físicos são a melhor alternativa.

No entanto, não é todo mundo que gosta de ir à academia para puxa ferro, ou encarar corridas na esteira e treinos funcionais.

Por esse motivo, as academias têm investido cada vez mais em aulas dinâmicas, feitas em grupo, com o intuito de promover a integração entre as pessoas, o entretenimento e, aliado a tudo isso, a prática de atividades físicas.

Os benefícios da zumba: Como cuidar do corpo com diversão?

A aula zumba é uma forma divertida de cuidar da saúde e do corpo. O exercício é uma mistura de ginástica aeróbica com dança latina, com um ritmo intenso.

Para quem pretende entrar em forma, a zumba é uma ótima aliada na perda de peso, pois além de emagrecer, ajuda a tonificar os músculos.

Pessoas de todas as idades podem fazer a zumba. Em geral, a aula tem duração de 1 hora, e é possível queimar cerca de 800 calorias.

O ideal é começar aos poucos, sentir como o corpo responde ao exercício, para não causar dores intensas nos músculos. Recomenda-se fazer intervalos de 1 dia de descanso entre os treinos de zumba, para o músculo cresça, tonifique e se recupere.

Além de emagrecer e moldar o corpo, a zumba traz uma série de benefícios, entre eles:

  • Combate a retenção de líquidos no organismo;
  • Ajuda no alívio do estresse do dia a dia;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares;
  • Aumenta a flexibilidade do indivíduo.

Similar a aula dança, a zumba pode ser combinada com várias músicas, em um mistura de ritmos alegres, como salsa, merengue, samba e mambo.

Por ser muito dinâmica, a aula também é uma oportunidade de conhecer novas pessoas, se afastar dos problemas e ter um pouco de diversão.

Pilates: exercícios de alongamento para corpo e mente

Para quem está procurando algo mais leve, de ritmo não tão intenso quanto a zumba, uma sugestão é procurar pela aula de alongamento, em especial, o pilates.

Criado por Joseph Pilates, em meados dos anos de 1914, o método consiste na integração do corpo e da mente, por meio de uma série de exercícios controlados, com o uso de aparelhos ou em solo.

É importante que os exercicios de pilates sejam feitos com acompanhamento profissional, isto é, por um instrutor devidamente treinado que irá assegurar as correções posturais do praticante.

O método também é focado na força do núcleo muscular, bem como no alinhamento da coluna vertebral e, por isso, é preciso ter muita concentração e respirar da forma correta, para manter a qualidade dos movimentos.

Devido à complexidade dos exercícios, muitos treinados tem especialização, com pos graduacao em pilates, para garantir a prática adequada ao aluno.

O pilates utiliza vários equipamentos específicos, como bolas e molas. Joseph Pilates, quando inventou o exercício, utilizava as molas de seu próprio colchão para flexibilidade e tonificação dos músculos.

Hoje em dia, há vários amortecedores próprios para o pilates, muitos deles parecidos com o amortecedor para skate, que ajudam a promover a qualidade do movimento.

Além de ajudar na elasticidade muscular, o pilates também traz uma série de benefícios ao corpo, como a prevenção de doenças cardiovasculares, a reabilitação física, o controle da ansiedade, a melhora na oxigenação sanguínea e o desenvolvimento do equilíbrio e coordenação.

Por esse motivo, as aulas de pilates são especialmente indicada para idosos, pessoas com dificuldades motoras e mulheres grávidas, pois ajuda na recuperação do pós-parto.

Vale ressaltar que o pilates também contribui para o desenvolvimento sexual, devido aos exercícios com os músculos pélvicos, além de aumentar a sensibilidade corporal.

As vantagens da prática do pilates são inúmeras e os resultados positivos podem ser constatados logo nas primeiras semanas. A diminuição de dores nas costas também é outro benefício muito relatado por quem pratica pilates.

Para as mulheres, o pilates também ajuda a reduzir as dores de cólicas menstruais e aliviar as tensões pré-menstruais, melhorando consideravelmente os sintomas do período.

Pessoas de todas as idades podem praticar o pilates, no entanto, como todo e qualquer exercício físico, recomenda-se uma avaliação médica antes de dar início aos treinos. Desse modo, é possível evitar qualquer possibilidade de traumas ou problemas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *