Veja alguns procedimentos estéticos e da área da saúde para idosos

A área da saúde é importante em todos os momentos de nossas vidas, mas há situações em que é, praticamente, impossível que não nos tornemos ainda mais próximos deste segmento.

Passamos por muitas fases, em todas as idades, e uma das últimas é o envelhecimento e tudo o que ele trará de novo para que seja enfrentado.

Muitas pessoas possuem uma velhice boa, sem remédios ou doenças, já outros são o contrário. Porém mesmo que a saúde esteja sempre boa, é interessante fazer exames e também manter a autoestima, afinal a idade é apenas um número e não pode interferir 100% no dia a dia.

Para que você saiba como melhorar a saúde e a estética de um idoso, afinal nessa fase tudo é importante, acompanhe este texto e confira dicas, métodos, locais e exames.

Exames

Primeiramente, antes de qualquer procedimento estético, é importante pensar na saúde física. Uma das partes do corpo que os idosos enfrentam mais problemas é na coluna, justamente porque os músculos enfraquecem e os ossos se tornam mais frágeis.

O exame mais prático para detectar qualquer problema nesta região é a tomografia. Este procedimento é feito em uma máquina redonda, parecida com uma cápsula, onde partes do corpo são examinadas.

O equipamento é capaz de tirar fotos, como se fosse um raio X do corpo humano em 360 graus, fatiando todas imagens e facilitando a descoberta do possível problema. O exame é indolor e rápido, além de estar disponível  em hospitais e laboratórios.

Alguns problemas que podem ser descobertos pela tomografia são:

  • AVC;
  • Infarto;
  • Problemas estruturais;
  • Câncer;
  • Osteoporose;
  • Fraturas;
  • Infecções.

Já a tomografia da coluna lombar auxilia o médico na descoberta de doenças como hérnias de disco, artroses, artrite, estenose espinhal, deslizamento vertebrais, além de outros problemas. O exame é feito por partes, que são divididas da seguinte forma:

  • Coluna cervical;
  • Coluna dorsal;
  • Coluna lombar;
  • Lombo sacra.

Por ser dividido em segmentos, o exame torna a visão desta parte do corpo muito mais clara. Além disso, a dor nas costas, quando descoberta pela tomografia pode ser curada mais rápida e detalhadamente.

Estética

Como já abordamos inicialmente, o passar dos anos envelhece nossa pele, esbranquiça nosso cabelo e modifica nosso corpo. Essas alterações podem causar uma queda na autoestima e também podem gerar um mal-estar na pessoa.

Diversas formas podem ajudar no resgate da autoestima, e uma das saídas é a protese capilar, que assim como outras opções,  faz com que o início dessa fase não seja tão ruim.

Este tipo de cabelo é natural, leve e bem sedoso. Além disso, ele também ajuda no resgate e reconhecimento da própria pessoa, fazendo-a se sentir bem novamente, como antes, quando possuía o cabelo mais jovem.

As perucas naturais femininas podem ser feitas com tela costurada ou implante de silicone em sua estrutura, fazendo com que esse adereço pareça totalmente natural, passando um ar requintado.

Estes cabelos são livres de químicas ou qualquer outro procedimento destrutivo. Importante lembrar, que os adereços são feitos em variadas cores, desde as mais naturais até as mais diferenciadas, sempre mantendo a naturalidade do tom.

Claro que na hora da compra, é importante estar acompanhado do idoso em questão para ajudar a escolher a opção que mais o agrada, trazendo novamente a autoestima à tona.

Moradia

Na terceira idade, não é apenas o corpo que muda, mas também o ambiente. Em todo o país existem tipos variados de moradia para idosos, como o lar geriatrico. Seja por escolha do próprio idoso ou da família, o interessante é procurar um ambiente que dê total atenção e tratamento.

Este tipo de moradia compreende o fornecimento de uma diversidade de serviços, tanto individuais quanto coletivos. Todos são voltados para acompanhar a saúde e a vida de idosos.

Os espaços possuem alojamento, alimentação, medicações necessárias para cada paciente, cuidados físicos e psicológico, e ainda atividades diárias. Além disso, o lugar possui fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, cuidadores, nutricionistas e afins.

Caso a família  não deseje deixar o idoso de forma permanente nestes lares, há ainda outra opção, que são as creches. No local, o idoso pode passar o dia todo lá  e depois vai para a casa descansar.

Todas as dicas deste texto são extremamente importantes para que a vida dos idosos se torne melhores, mais animadas e divertidas, independentemente, da idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *