Veja como manter a calma para realizar tratamentos na área da saúde

Driblar o nervosismo e manter a calma antes de uma consulta ou um exame médico é um desafio para muita gente. Para alguns, a situação de passar por uma Tomografia com sedação é tão estressante, a ponto de causar sintomas de pânico ou até mesmo claustrofobia.

Neste cenário, investir em técnicas para cuidados simples como controlar a respiração, meditar ou então recorrer à orientação médica para fazer um tratamento são possibilidades.

Nas tomografias especificamente, só o fato de precisar entrar em uma máquina, ficar em posições fixas e passar por anestesia é um desafio. Por isso, além de obter o máximo de informação antes de fazer o exame, buscar opções de Tratamento para estresse é algo muito válido.

Mas, será que ter tanto medo de um procedimento na área de saúde é comum? Como vencer o nervosismo e manter a calma antes dos procedimentos? Como desenvolver uma relação de confiança com o paciente para passar tranquilidade? Se você é uma pessoa que tem medo de realizar procedimentos ou já deixou de se consultar por receio ou ainda é um profissional da saúde, esse artigo pode ser muito útil.

Tomografia com sedação : o que é preciso fazer antes

Passar por anestesia ou sedação é algo que causa muitos receios nos pacientes. A preocupação não é inválida. No entanto, para alguns procedimentos como a chamada Tomografia com sedação, o nervosismo fala alto.

Para quebrar esse ciclo e manter a calma antes de fazer um exame como esses, de rotina, algumas atitudes podem ajudar:

  • Ter uma conversa franca com o médico (a) antes do exame;

  • Seguir as orientações de alimentação/jejum antes da sedação;

  • Conhecer os equipamentos e os recursos para fazer esses exames;

  • Ter um acompanhante na hora da realização do exame.

É importante lembrar que há uma série de tomografias, feitas das mais diversas formas e formatos. No caso da Tomografia dos rins, o equipamento é adaptado para gerar imagens em raio x desse órgão.

Na prática, antes de qualquer exame, é importante que o paciente tenha zonas de segurança até chegar em casa. No rim ou em outras partes do corpo, a ideia é apostar na Tomografia computadorizada.

Esse equipamento, composto por uma mesa, é todo aberto, portanto, essa característica pode ajudar a reduzir a sensação de claustrofobia que é ficar dentro de uma máquina.

Tratamento para estresse

Uma pessoa pode manifestar sintomas de estresse de diversas maneiras. Enquanto alguns acabam têm o reflexo dessa situação no corpo, outros extravasam. No entanto, ficar sob alta pressão antes de ir a um consultório médico é o que pressiona muita gente.

Caso essa situação tenha origem em algum diagnóstico, o tratamento pode ocorrer de uma forma. No entanto, um método não exclui o outro na hora de um Tratamento para estresse mais holístico e eficaz.

Quando a ideia é tratar desse problema antes da realização de um procedimento, a situação pode ser mais desafiadora. Por isso, enquanto o medicamento e psicoterapia pode resolver a situação de algumas pessoas e minimizar a ansiedade, outros métodos precisam ser ampliados.

Antes de recorrer a um Tratamento para estresse ou algo do tipo, cabe avaliar o nível dos estresses sofridos, situações adversas do cotidiano, histórico de doenças, etc. Saber desse histórico é meio caminho andado para os profissionais exercerem a função de cuidado e ouvirem o que os pacientes têm a dizer.

Independente das conexões online, pensar em maneiras de minimizar a ansiedade é algo válido. Por isso é interessante adotar alumas medidas antes de realizar um exame ou recorrer ao tratamento. Entre elas pode-se destacar

  • Conheça os equipamentos antes de realizar o exame;

  • Converse com os médicos, enfermeiros e técnicos do raio X;

  • Se ambiente com o espaço antes da consulta ou exame.

Todas essas dicas também valem para o tratamento para ansiedade. Assim como os estresses, a ansiedade se manifesta de várias formas e requer uma avaliação precisa.

Além da psicoterapia e solução medicamentosa, uma das formas de tratar problemas familiares é melhorar a qualidade de vida. Andar de bicicleta, se alimentar bem, dormir e acordar dentro de uma rotina influenciam isso. Conversar com os médicos também ajudam a manter a calma e é fundamental tanto para estar com a saúde em dia como para analisar resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *