Você já conhece os exercícios que pode realizar em casa?

Praticar atividades físicas em geral é muito importante para uma série de funções do nosso corpo e também para quem busca não só emagrecer, mas também manter um estilo de vida saudável como um todo.

Por isso, existem várias atividades direcionadas para diferentes portes físicos e objetivos. Mas com a agenda apertada e o tempo cada vez mais corrido, quem disse que dá tempo de ir na academia no fim dia?

Além do cansaço, o fato de ter que sair de casa e se locomover para se exercitar pode ser um motivo de desânimo, ainda mais em cidades maiores.

Por isso, reunimos nesse artigo algumas dicas valiosas sobre as práticas que você pode conduzir em sua própria casa, no conforto de um salão, uma sala ou qualquer espaço amplo o bastante para que os exercícios possam ser feitos da forma correta.

Hora de tornear

O objetivo de muitas pessoas, principalmente daquelas que frequentam a academia e realizam exercícios de musculação, é tornear o corpo e deixá-lo definido.

Nem sempre, porém, essa é uma tarefa muito fácil. Na verdade, malhar, fazer ginástica e realizar outras práticas esportivas no geral pode exigir muita disciplina e concentração no seu objetivo.

Mas vamos combinar que nem todo dia dá vontade de se exercitar. Alguns conseguem, dia após dia, se manter firmes na prática, mas isso não é regra.

O tempo apertado e muitos outros fatores como chuva e trânsito podem ser o bastante para que a vontade de ir para a academia se torne apenas uma vaga lembrança em poucos minutos.

Nesse caso, muito exercícios podem ser feitos em casa, a exemplo do agachamento, que define o glúteo, deixando-o firme e possibilitando um bumbum mais durinho.

O recomendado são ao menos 3 sessões de 20 minutos por semana do exercício. Depois de um mês, aproximadamente, os resultados já começam a ficar bem evidentes.

Além de colocar os músculos do glúteo para trabalhar, esse exercício também envolve a barriga, as costas e as coxas, possibilitando um emagrecimento mais rápido pela perda de calorias e gorduras.

Isso sem falar que a firmeza dos músculos deixa o corpo mais torneado, tanto de homens quanto de mulheres.

Existem diferentes tipos, entre eles:

  • Agachamento livre;
  • Agachamento com barra;
  • Agachamento simples;
  • Agachamento com bola.

Ao praticar essa atividade em casa, você estará não apenas promovendo a saúde do seu corpo, como também melhoram seu contorno corporal e até mesmo a maneira como se porta ao caminhar, se sentar, etc.

Abdômen

Perder aquelas gordurinhas localizadas na barriga é o grande sonho de muitas pessoas que começam a praticar atividades físicas e exercícios de musculação, por isso, abdominais são recorrentes no conjunto de exercícios. A abdominal realmente pode ajudar muito.

Além de fortalecer e tonificar os músculos que estão localizados no abdômen, esse exercício contribui diretamente para uma maior estabilização dessa região central do seu corpo, definindo a cintura e, ainda, melhorando fatores como o equilíbrio e a postura.

Se você está sem tempo para a academia ou, por qualquer outro motivo, prefere se exercitar em casa, os abdominais são perfeitos para o novo hábito. Existem muitos tipos e é importante se atentar para cada um deles, pois os objetivos são diferentes.

Dentre os exercícios para a região do abdômen que você pode realizar no conforto do lar, alguns são:

  • Abdominal invertido;
  • Abdominal clássico;
  • Abdominal com apoio;
  • Abdominal com as pernas elevadas.

Exercício completo

Considerado um dos exercícios mais completos, a flexão tem como principal vantagem o fato de trabalhar diferentes regiões do corpo ao mesmo tempo.

Isso porque tanto o peitoral (peito), os deltoides (ombros), os tríceps (atrás dos braços) e o chamado serratus anterior (abaixo das axilas) fazem parte desse pacote cheio de benefícios e o melhor, acessível em sua própria casa.

Alternativa para quem busca diversão

Malhar nem sempre é uma tarefa muito intuitiva ou cheia de possibilidade. Para dinamizar um pouco, um das opções é pular corda. Você sabia que esse exercício aumenta a agilidade, a coordenação motora e a tonificação dos músculos do seu corpo? Além disso, ajuda na correção da postura.

Se você não tem tempo, bastam 20 minutos e, pronto, já é possível contar com os benefícios de meia hora de corrida só utilizando uma corda.

O mais importante, no entanto, é que todas as atividades empreendidas dentro de sua casa sejam devidamente acompanhadas por um profissional da educação física, evitando lesões e fraturas diversas. Além disso, cada exercício deve ser praticado conforme a sua resistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *