A meia idade se refere a uma média entre os 40 e 55 anos, ou seja, se trata de uma faixa etária, onde muitas pessoas se encontram em dúvida a respeito de hábitos que podem ser adotados ou não e, principalmente, sobre como lidar com a transição para a terceira idade de forma saudável.
Neste cenário, é preciso considerar que cada vez mais atividades são implementadas de forma inclusiva, não apenas para a meia idade, como para outras faixas etárias.
Por esse motivo, é interessante explorar as possibilidades em prol de encontrar o que melhor se adequa com a fase atual da vida.
As vantagens do sapateado
Quando se trata de aula de dança, a diversidade está muito presente, principalmente quando leva-se em consideração o número de empresas e modalidades disponíveis. Sendo assim, é algo que possibilita que os alunos possam experimentar diferentes ritmos.
O sapateado é uma das alternativas que podem ser exploradas por quem está na meia idade, afinal, é uma modalidade que visa desenvolver a coordenação motora e musicalidade.
No entanto, a prática vai além, pois contribui com o bem-estar e fortalecimento muscular, em especial, pela forma que a expressão corporal ocorre.
Na aula de sapateado para adultos, devido a técnica, os alunos escutam o som dos pés de uma maneira rítmica, ao mesmo tempo em que as coreografias promovem sensações de descontração e prazer com as melodias criadas. Outro aspecto importante a ser citado, é que os braços também estão sempre em movimento.
As possibilidades que um barco proporciona
Para diversas idades, principalmente para adultos, os barcos podem proporcionar diferentes possibilidades, o que permite que opções distintas sejam exploradas, sendo possível encontrar a atividade que promova a melhor adaptação e bem-estar que o indivíduo deseja.
Por meio dos barcos, é possível não apenas realizar passeios, como também em eventos e apostar no empreendedorismo, alugando ou prestando serviços, por exemplo, para mergulhadores.
No entanto, em qualquer tipo de uso, seja amador ou não, é preciso que o barco esteja regularizado e isso envolve sua inscrição.
Naturalmente, a forma de regularização depende do tipo de barco, como a inscrição de embarcação miuda, que corresponde a embarcações com comprimento inferior a oito metros, com convés, motor para barco que não exceda 30 HP e sem cabine habitável. Barcos com comprimento menor ou igual a cinco metros também estão nessa categoria.
Para efetuar a inscrição, são necessários documentos como:
- Cópia autenticada do CPF e identidade do proprietário;
- Nota fiscal do motor e do barco;
- Pagamento de GRU (Guia de Recolhimento da União);
- Declaração do fabricante ou de um engenheiro que ateste a lotação máxima do barco.
Peças de montar podem ser vantajosas para adultos?
Por mais que as peças de montar sejam mais direcionadas para as crianças, é possível citar diferentes vantagens que podem proporcionar para os adultos, principalmente para aqueles que buscam promover o bem-estar físico e psicológico.
Os legos, por exemplo, são muito aplicados em terapias e dinâmicas, pois contribuem com a externalização de sentimentos, relaxamento e é capaz de produzir informações ricas.
Os principais motivos estão relacionados ao fato de quando as peças começam a ser montadas, a criatividade é estimulada, que permite que o adulto vá além nos conhecimentos e imaginação.
O kit de montar polibol também agrega valor neste cenário, pois apesar de ter um formato distinto dos tradicionais legos, também promovem a criatividade.
Tanto as opções de legos, quanto de polibol, podem ser encontradas em diferentes quantidades, por exemplo, em kits de 40, 80, 100 peças, entre outras possibilidades.
Também é interessante citar que a montagem de peças também é categorizada como uma forma de aprimorar o aprendizado.
É um método que se baseia no handstorming, que corresponde a “pensar com as mãos” na constituição do conhecimento, onde as pessoas podem construir seus modelos e partilhas histórias.
Sendo assim, entre as atividades interessantes para a meia idade, é possível citar o sapateado, passeios com barcos, investimento em atividades de empreendedorismo como aluguel, montagem de legos ou realização de dinâmicas com as peças.
Naturalmente, cada pessoa pode se adaptar a diferentes métodos, mas o ideal é buscar aquele que permita a diversão, desenvolvimento e uma experiência nova. Cada fase reúne suas particularidades e limitações, mas também novas oportunidades.