A consulta médica é o primeiro passo para quem acredita estar com algum tipo de problema de saúde.
É neste momento que um profissional especializado em determinada área da medicina analisará o paciente para tentar descobrir o que está acontecendo, de modo a oferecer o melhor tratamento para aquela situação ou encaminhá-lo para algum tipo de exame.
De qualquer modo, as consultas médicas podem ser dos mais variados tipos e de nada seriam sem os equipamentos certos. Pensando nessa questão, o texto a seguir tem o intuito de esclarecer alguns procedimentos realizados em consultas médicas.
Consulta com neurologista
Uma consulta com neurologista preço pode ser extremamente eficiente para quem está sofrendo de males envolvendo o cérebro e o sistema nervoso.
Isso quer dizer que um médico neurologista possui um profundo conhecimento a respeito da fisiologia, da anatomia e da fisiopatologia de todo o sistema nervoso.
Portanto, problemas como enxaquecas e insônias podem ser solucionados com o estudo da neurologia.No caso dos distúrbios do sono, o médico neurologista consegue investigar e tratar as causas da insonia, um problema que afeta muitas pessoas na atualidade.
O motivo disso é que tanto o sono normal quanto os seus distúrbios estão muito associados a um bom ou mau funcionamento do cérebro.
Em certos casos, o neurologista pode encaminhar o paciente para outras especializações, como psiquiatras ou, até mesmo, psicólogos.
Consulta com otorrinolaringologista
O otorrinolaringologista (ufa!), ou, simplesmente, “otorrino”, é o profissional médico especializado em estudar doenças e mazelas relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.
São eles os quais, em certos casos, podem encaminhar o paciente para a rinoplastia. A rinoplastia é o nome que se dá para qualquer tipo de procedimento cirúrgico cujo intuito é remodelar o formato do nariz.
Entretanto, isso inclui cirurgias feitas sem objetivos estéticos, como é o caso da cirurgia para desvio de septo ou para remoção de carne esponjosa.
No caso das cirurgias estéticas, elas consistem na harmonização do nariz com o restante do corpo, corrigindo deformações ou outras imperfeições que façam as pessoas se sentirem infelizes com o formato de seus narizes.
Geralmente, a rinoplastia é uma cirurgia bastante simples e sem riscos grandes. Além disso, o seu processo pós-operatório frequentemente é indolor. Em caso de dores, elas podem ser tranquilamente contornáveis com analgésicos.
Consulta com ginecologista
O ginecologista é um profissional voltado ao atendimento de mulheres em diversas fases da vida. Essa pessoa é capaz de estudar, diagnosticar e tratar problemas e questões patológicas e fisiológicas relacionadas à saúde feminina, principalmente no que diz respeito a partes como:
- Vagina;
- Ovários;
- Mamas;
- Útero.
Um dos exames mais comuns realizados pelos ginecologistas para a verificação da existência de problemas é o papanicolau.
Este procedimento serve para atestar a ocorrência de alterações no colo do útero, identificando inflamações, câncer, HPV, entre outros problemas.
Para isso, o médico utiliza espéculos ginecológicos descartáveis para abrir espaço dentro da vagina e colher células do útero.
Tal equipamento utilizado demonstra bastante confiança, tendo em vista que ele elimina qualquer risco de contaminação da mulher.
No caso de espéculos metálicos, o médico está sempre sujeito a fazer a esterilização constante do equipamento, processo que pode acabar demandando tempo.
Equipamentos muito utilizados por médicos
Para que todo o trabalho da medicina aconteça da forma mais eficiente possível, é necessário ter os equipamentos apropriados para isso. Nesse sentido, vale a pena falar sobre as agulhas hipodérmicas descartáveis.
Tais itens, ao contrário das agulhas comuns, servem para oferecer maior proteção e segurança ao paciente, tendo em vista que uma agulha hipodérmica desencadeia menores riscos de acidentes, tanto no seu manuseio quanto no descarte.
Além disso, este item consegue agilizar o trabalho feito pelo profissional da medicina. O motivo dessa proteção se dá pelo fato de que a agulha evita que o médico, enfermeiro ou qualquer outra pessoa entre em contato com a parte perfurante do objeto.
Há, também, o autoclave. Este equipamento consiste em um aparelho especializado na tarefa de esterilização de diversos materiais e utensílios, sejam eles hospitalares ou não. Assim, os autoclaves podem ser utilizados em espaços como:
- Hospitais;
- Laboratórios farmacêuticos;
- Laboratórios industriais;
- Laboratórios médicos;
- Entre outros.
Este item é capaz de alcançar um nível de esterilização altíssimo, retirando todo e qualquer micro-organismo que esteja presente nos materiais.