Boa parcela da população é afetada por dor na coluna. No passado, grande parte dessas dores não era levada a sério, mas com o avanço dos tratamentos, foi possível identificar diferentes causas para elas.
Confira alguns fatores que podem contribuir para a dor inflamatória na coluna:
- Prática de exercícios de maneira equivocada;
- Ter um estilo de vida sedentário;
- Artrose;
- Lordose;
- Escoliose;
- Cifose;
- Má postura;
- Estresse;
- Quedas.
Atente-se aos sintomas
É sempre importante dar atenção às dores na coluna. Por menor e menos incômoda que ela seja, desconfie e procure um médico.
Por conta disso, é bastante comum que a parcela da população atingida por essas dores busque por algum tipo de tratamento para coluna inflamada.
Contudo, é preciso tomar cuidado na hora do diagnóstico, afinal, é comum confundir a dor inflamatória com a dor mecânica. Para ter certeza de que as dores são provenientes de inflamações, você pode conferir algumas informações como:
- Agravamento gradual da dor;
- Se os sintomas da dor na lombar melhoram com a prática de exercícios;
- Se mesmo após um bom período de repouso, a dor não passa;
- Sintomas prolongados por mais de três meses;
- Dor na região dos glúteos, entre outros fatores.
O diagnóstico pode ser feito após a consulta médica, na qual o profissional de saúde questionará sobre o histórico do paciente, além da realização de exames físicos detalhados sobre a postura, espasmos musculares, amplitude dos movimentos, dores e força dos músculos da região.
Já o tratamento para dor na coluna vertebral dependerá muito do que foi diagnosticado pelo médico que está acompanhando o caso e da origem da dor: hérnias ou protusões (espécie e saliência no disco, quando o núcleo permanece envolto pelo anel fibroso), problemas de postura, musculares ou ergonômicos.
Quais os melhores tratamentos para dores na coluna?
O tratamento para problemas deve ser indicado por um profissional da saúde e posto em prática por fisioterapeutas ou massagistas de confiança.
Alguns tratamentos como o RMA da Coluna podem ser requisitados pelo médico na hora do tratamento.
Refere-se a um tratamento fisioterapêutico que utiliza determinadas técnicas da Fisioterapia Manual, além da mesa de descompressão dinâmica e da mesa de tração eletrônica.
Tal processo tem como principal objetivo melhorar a mobilidade do músculo articular, diminuindo a compressão de discos e vértebras.
A Fisioterapia Tradicional, com procedimentos como a eletro e fototerapia, também podem auxiliar nas dores. Há também medicamentos indicados para o tratamento, mas eles só podem ser prescritos por médicos.
Outra dica que pode contribuir para a diminuição das dores na região das costas, é criar o costume de alongar os músculos.
Com a indicação de um fisioterapeuta, procure praticá-los diariamente, especialmente, antes de levantar da cama.
Contudo, algo que tem comprovado sua eficácia no tratamento dessas dores é a prática do pilates, um método bastante antigo (da década de 1920) de controle muscular, no qual o praticante realiza grande parte dos exercícios deitado.
O uso do pilates para problemas de coluna tem se intensificado e hoje a técnica é bastante recomendada para esse fim.
Todo o método é pensado em cima de seis princípios ligados ao desenvolvimento humano: o centro de força, a concentração e o controle, a fluidez dos movimentos e a precisão do movimento respiratório.
O pilates também exige muita força, o que contribui para o fortalecimento de músculos essenciais da coluna, ajudando no controle da dor.
Técnicas de massagem na coluna, com o intuito de alinhar as vértebras, também podem contribuir para o controle da dor. A massagem terapêutica é muito conhecida por ser tradicional em países orientais como a China e Egito antigos.
Esse tipo de tratamento é indicado para tratar casos de hérnias de disco, artrose, osteófito (popularmente conhecido como bico de papagaio), escoliose, entre outras dores na coluna.
A acupuntura também pode auxiliar no tratamento. Aos adeptos da medicina chinesa, são indicadas sessões semanais, nas quais as regiões correspondentes ao foco da dor serão acionadas, com o intuito de torná-las cada vez menos intensas.
Dores na coluna vertebral podem indicar sinais de doenças mais graves. A qualquer sinal de inflamação nas costas, procure um médico para ter um rápido diagnóstico e, caso seja necessário, iniciar o tratamento.
Na consulta, não tenha medo ou vergonha de falar sobre seu histórico, estilo de vida, prática ou não de exercícios físicos, entre outras informações que podem contribuir para um diagnóstico mais assertivo e eficaz.