Quando procurar por um oftalmologista?

oftalmologista

Cuidar da saúde deve ser uma prioridade, visto que precisamos de que o corpo esteja “em dia” para ter qualidade de vida e bem-estar. Muitas pessoas se esquecem em cuidar da sua visão e passam muito tempo expostas ao sol ou em frente a telas, como computador e celular.

O médico responsável por cuidar da visão e dos olhos é o médico oftalmologista e ao sentir qualquer tipo de desconforto, o ideal é que ele seja procurado para verificar a saúde dos olhos.

Os olhos são compostos por partes externas e internas, onde estão a córnea, íris, retina e o cristalino. Quando algum desses elementos sofre algum tipo de alteração, os problemas na visão podem começar.

Por isso, nesse artigo vamos trazer dicas sobre quando procurar um oftalmologista. Confira!

Quando procurar por um oftalmologista?

Esse tipo de especialidade médica atua em uma clínica de olhos e é especialista nesse órgão do corpo humano que é tão importante e responsável pela nossa visão, compondo um dos sentidos do corpo humano (visão, olfato, paladar e audição).

Algumas pessoas já nascem com alguns problemas de visão que podem ser genéticos e outras desenvolvem ao longo dos anos, principalmente, diante da exposição em telas de celular ou computador.

De modo geral, os problemas de visão mais comuns são:

  • Miopia;
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo;
  • Glaucoma;
  • Catarata.

Os três primeiros envolvem a dificuldade em enxergar de perto ou longe, ou com nitidez. Os dois últimos referem-se a problemas maiores, que podem envolver a perda de visão e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

Por isso, quanto antes um paciente que sentir qualquer tipo de sintoma fizer uma avaliação oftalmologica, mais rápido será o diagnóstico e tratamento.

No caso dos três primeiros problemas, o médico pode recomendar o uso de óculos a depender do grau do paciente, fazendo com que o mesmo sinta mais conforto.

Os sintomas para buscar um oftalmologista podem ser:

  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade para enxergar com nitidez;
  • Coceira nos olhos;
  • Dor nos olhos;
  • Ressecamento;
  • Sensação de cansaço na vista.

No caso dos pacientes em que o melhor tratamento é o uso de óculos, muitas pessoas ficam incomodadas pois esse é um acessório utilizado no rosto. Por isso, a alternativa ao uso de óculos, é o uso de lentes de contato que possuam grau.

Essas lentes trazem uma sensação maior de naturalidade, principalmente, aos pacientes que precisam usar elevados graus para poder enxergar.

Para quem quiser melhorar ainda mais o visual, uma opção é utilizar as lentes de contato coloridas com grau anual, para modificação da cor dos olhos de modo temporário.

No entanto, para quem não tiver problema algum na visão e mesmo assim quiser utilizar lentes para modificar a cor dos olhos, existe a lente de contato sem grau.

É importante que esse uso seja acompanhado e orientado por um médico oftalmologista com o objetivo de evitar um uso incorreto, que acabe afetando os olhos.

Equipando o consultório médico

Para que os exames feitos nos pacientes apresentem maior precisão sem afetar a saúde dos olhos, o local precisa ser muito bem higienizado.

No entanto, não somente o local: a sala onde os exames e atendimentos são realizados devem contar com uma manta ou filtro manta G4.

Esse tipo de material serve como uma barreira para as partículas. Com isso, impede a entrada de poeira e outros elementos nos sistemas de ventilação da sua clínica assim como contribuem para tornar o local mais limpo.

Esse produto segue as normas da ABNT – Agência Brasileira de Normas Técnicas, sendo formada por um filtro mais grosso que consegue reter essas partículas maiores.

Dentre as características desse tipo de filtro, podemos citar que suas fibras sintéticas são altamente resistente e duráveis. Além disso, esse material não absorve elementos em seu estado liquido, sendo considerado como impermeável.

O mais interessante também é que esse material oferece um custo baixo para sua instalação e utilização, apesar de ter um elevado desempenho no combate às partículas de poeira ou que ficam suspensas no ar.

Além disso, esse material pode ser adquirido em diferentes espessuras, a depender da necessidade do cliente.

Outro tipo de material bastante interessante é o uso do papel para esterilização. Esse material pode ser utilizado tanto em um consultório para médicos da oftalmologia mas também durante procedimentos cirúrgicos.

O local precisa estar limpo e livre de sujeiras e bactérias, por isso, o uso desse papel pode ser uma excelente opção.